O Chaveiro

Esse espaço tem o objetivo abrir o caminho da informação, formando um posicionamento paralelo as "verdades" que nos são praticamente impostas pelos canais de comunicação, da imprensa escrita, televisiva, radiofônica e internet, além de ressaltar os direitos que temos como cidadãos que muitas vezes são ocultados pelo poder público.

sábado, janeiro 13, 2007

PÉROLA NEGRA.


A Prefeitura de Itatiaia inovou e retomou a polêmica questão dos afros-descendentes. Saiu o concurso para o Município com 867 vagas para todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 350,00 à R$ 2.782,10. Até aí nenhuma novidade, mas quando o edital anunciou 20% destas vagas para afros-descendentes, a polêmica começou. Para descendentes de negros, basta fazer a inscrição e optar pela vaga especial, e em caso de aprovação pela cota, será marcada uma entrevista onde o avaliador na base do “olhômetro” identificará a origem negra do candidato e o aprovará ou não.
Há informações que tal medida visa “injetar” negros no município que tem a grande maioria da população de origem “branca”, o que se justifica pela colonização por finlandeses.
A questão de cotas para negros é polêmica e sua avaliação é muito pessoal. Particularmente acho válidas essas medidas, o que se tenta é rever uma injustiça histórica cometida desde a descoberta do Brasil em 1500 pelos “ladrões” portugueses. Há corrente contrária que sustenta que não se cura injustiça cometendo outra, a discriminação só tende a aumentar. Por um lado de defesa ou por outro o certo é que, até no momento que se tenta consertar um erro, pode estar se cometendo outro, avaliação que só o tempo poderá responder.